segunda-feira, 17 de agosto de 2009



Caramuru - A invenção do Brasil

Após assistirmos ao filme Caramuru, podemos criar relações com a crônica 'As singularidades da França Antártica' do francês André Thevet. Ambas as obras relatam o período colonial do Brasil, nas fases de descoberta e exploração. Mostram o interesse dos europeus pelas riquezas aqui encontradas: o pau-brasil, o ouro, as especiarias; e pela oportunidade fálcil (e barata) de explorar.
A tentativa de colonização portuguesa foi relatada no filme, já a crônica, mostra a construção da colônia francesa na Baía de Guanabara. Nos dois casos, o choque entre as culturas foi um fato que recebeu destaque.
Os europeus não se conformavam com o modo "selvagem" que os índios se portavam, vestiam, seus hábitos e crenças. Não esconder as vergonhas era completamente inaceitável.
Logo viu-se que os índios iam precisar de uma mudança drástica: foram feitos escravos pelos portugueses. Mas os franceses não o fizeram, e tiveram apoio dos índios na colônia.
O filme relata um relacionamento amigável que alguns europeus tentaram ter com os nativos. Mas, nem tudo é feito de boas intenções.

Um comentário:

  1. Oiiiiiii nay e bru!
    Aqui é bia, a vaca que morde carol, da outra sala :D Vou sguir vocês, me sigam tb, o meu blog é: http://latosensus.blogspot.com/

    beeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir